sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Gouffre du Trou du Vent de las Goffias, França.

É uma gruta muito bonita e de acesso relativamente fácil, como as que existem na serra da Arrábida. Com cerca de 95m de profundidade tem uma das formações mais espectaculares que já vi em terras gaulesas: o Monumento. Trata-se de uma enorme estalagmite com cerca de 3m de raio por 15m de altura.

França e os franceses não se podem queixar da qualidade do seu património subterrâneo assim como dos seus exploradores e não é por acaso que eles marcam bem a diferença em relação aos seus colegas europeus.

Não digo isto por serem eles os pioneiros e percursores da espeleologia moderna, mas pelo admirável empenho de dar à espeleologia técnico/científica e seu merecido lugar de destaque.

Ao longo de mais de cem anos são deste país o maior número de nomes e de referências que contribuíram e contribuem, muitas vezes de forma anónima, para o conhecimento das ciências subterrâneas. Muitos tem hoje estatuto de lendas tal é o reconhecimento que os espeleólogos actuais lhes atribuem, outros, são-lhes dispensados tais reconhecimentos que são tidos quase como deuses.

Encontramos também aqui nesta recatada gruta, como em muitas outras desta região, uma sala com o nome de um deles “Martel” e, não foi que me parecesse mal, mas fiquei a pensar: - mas porquê sempre Martel… então e os outros?


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Férias, pois então!

Madeira 2009

Depois de um ano pleno de intensidade subterrânea rumámos até terras madeirenses que não sendo propriamente virtuosas em grutas é, em paisagem de montanha, um dos melhores quadros nacionais. A sua floresta laurissilva classificada pela UNESCO em 1999 como património da humanidade, por aí se encontrar a maior e mais bem conservada mancha, veste-lhe bem a orografia.








Sente-se natureza na Madeira, as formações geológicas, as associações vegetais, a fauna presente e as marcas humanas de um passado muito pouco distante estão aqui ainda em quase perfeita simbiose.
Existem muitas maneiras de se abordar, pela primeira vez, a ilha na sua versão mais naturalista sem se ser propriamente um turista clássico, do caminhar por caminhar, do ir ali porque se foi ali. Quando chegamos só sabíamos que íamos ver a ilha (arquipélago), pois a informação que tínhamos colhido era um pouco escassa. Sabíamos de antemão que devíamos ir ali ou acolá porque amigos nos tinham sugerido, mas não há nada como improvisar no próprio dia!

Adquirimos um guia de veredas e levadas disponível nos centros turísticos, com base neste traçamos os nossos percursos por essas paisagens naturais deslumbrantes, medimos a hora de chegar fazendo estimativa aos quilómetros que vinham pela frente e, uma máquina fotográfica, uma câmara de vídeo, um par de botas, pernas e vontade fizeram o resto.


Madeira 1ª Parte.




Madeira 2ª Parte.