segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Gruta do Frade

…e o 11 de Setembro de 2001.
Já lá vão uns anos sobre a descoberta deste singular tesouro. Passado este tempo, olhando para trás, posso dizer que foram tantas as histórias vividas durante a sua exploração efectiva que, quando delas me recordo, ainda sinto uma carga emocional que é difícil de exprimir.

Foram ao longo de quatro anos (1999-2003), desde o inicio dos meses de Maio até aos finais dos meses de Setembro de cada ano, muitas horas e muita emoção a explorar uma rede subterrânea com salas e galerias cada uma mais encantada que a outra.

Exploramos mais de uma vintena de salas com dimensões generosas, forradas por formações calciticas que não havia, e ainda não há, no património cavernícola português. Tudo isto estava, até então, inacessível a qualquer ser humano.


Foram ao fim desse tempo, mais de quinhentos dias e quinhentas noites debaixo de terra, foram muitos verões em que os nossos amigos, à superfície, não nos viam em lado nenhum mas aguardavam as nossas notícias. Foi uma imensa ida ao paraíso na terra por nós conquistado, foi um grandioso estado de alma que nos fechou num mundo, para nós, perfeito.


Ao longo desses quatro anos, nos meses referidos, a nossa equipa entrava na caverna quase sempre às segundas-feiras e só voltava a ver a luz do dia na sexta-feira seguinte. Durante esses dias estávamos totalmente incontactáveis, em regime de auto-suficiência e, do mundo lá fora, só tínhamos actualizações quando chegávamos ao ponto de partida, no porto de abrigo de Sesimbra.

Na segunda-feira do dia 11 de Setembro de 2001 aconteceram os atentados suicidas nos Estados Unidos, e nós, tínhamos entrado na gruta às 09:30h. Só voltamos a sair na sexta-feira seguinte e, sobre este acontecimento que marcou e mudou o mundo, só soubemos do sucedido em casa, pela televisão, quatro dias depois!























































































Video Momentos na Gruta do Frade.