quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Expedição Áustria 2011

Loferer Schacht (Poço de Lofer)
Desenvolvimento: 10.000m
Profundidade: 806m.

Mais um ano, o terceiro consecutivo. A nossa equipa rumou até terras dos Alpes austríacos e juntou-se a outros bravos espeleólogos de mais três nacionalidades, no todo: Alemães, checos, romenos e portugueses.
A exploração desta zona em geral e em particular desta gruta, iniciou-se há cerca de 21 anos e desde então, em expedições anuais, se vem conquistando o desenvolvimento, que já é de cerca de 10 km, e a profundidade, cerca de -806m. De ano para ano as necessidades materiais e dureza física aumentam. Pessoalmente, acho que já tive a minha dose anual de frio e cansaço. Foram cinco dias e cinco noites em auto-suficiência, com uma humidade absoluta na ordem dos 99%, 0ºc de temperatura do ar e -4ºC de temperatura da rocha.
As condições extremas de exploração levam a que se realize um enorme planeamento de logística que todos os anos é rectificado. Seria impossível realizar uma exploração a esta profundidade se não se despendesse de dias, pois só para se chegar ao local de trabalho implicam dois dias de progressão. Na parte mais profunda, chega-se aos -806m. Apenas contamos connosco e, aqui, é sempre o companheirismo que impera!