terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Património Subterrâneo da Arrábida Oriental II

Gruta do Formosinho

     A Cavidade, de perfil semivertical, localiza-se junto ao monte Formosinho sob a zona “depressionada” de São João do Deserto, ligeiramente mais a sul do Vértice Geodésico. Situa-se à cota de 475m ocupando uma área estimada de 96m² e um desnível máximo em relação à cota de entrada de -29,20m. O seu desenvolvimento estimado, em projeção horizontal, é de 48m segundo a orientação SW-NE. Geologicamente encontra-se sob rochas sedimentares do Jurássico - J²p, com aproximadamente 150 Ma. (Manuppella et al, 1999).
Planta
É uma cavidade de génese tectónica situada no centro do anticlinal do Formosinho que é recortado por várias falhas (Kullberg et al, 2000). Numa dessas falhas de orientação N-S a cavidade instalou-se e evoluiu, primeiramente ao que tudo parece indicar, numa falha tectónica, seguindo-se, num segundo passo, a ação dos agentes geomorfológicos. Estes terão moldado o exocarso (superfície) gerando condições para que as águas pluviais se pudessem infiltrar com maior facilidade.

Simultaneamente o processo de carsificação também evoluiu; o húmus proveniente do coberto vegetal e os períodos frios que a serra atravessou terão constituído fatores para que a água que atingiu o endocarso (interior) aí chegasse suficientemente ácida, capaz de dissolver em parte a rocha, alargando e aprofundado desta forma as fraturas que a gruta ocupa.
Perfil Desdobrado
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário